
Saiba mais sobre o tratamento
Na grande maioria dos casos, a dor na coluna é causada por uma associação de diferentes fatores. Questões físicas, mas também aspectos psicológicos e sociais podem contribuir para o aparecimento da dor e, em cada paciente, a interação destes fatores pode ser diferente. Ou seja, em cada caso, as causas da dor podem ser diferentes. Por isso, o primeiro passo para um tratamento de sucesso deve ser uma avaliação detalhada para identificar as principais causas da dor.
Baseado nesta avaliação, iremos definir o método ou a técnica de tratamento mais indicada. Desta forma, o tratamento é realizado de maneira personalizada e direcionado para as necessidades específicas de cada paciente. O que torna os resultados mais rápidos e duradouros!

Primeiro, preciso realizar a avaliação para depois retornar e começar o tratamento?
Não, na primeira consulta, nós realizamos a avaliação completa, mas também o tratamento. Justamente por isso, esta consulta costuma ser um pouco mais longa, com duração entre 1h:15 e 1h:30.
Como é realizado o tratamento?
O tratamento é realizado através de técnicas manuais (mobilizações, manipulações, relaxamento muscular, etc) e exercícios específicos para a coluna.
Depois de mais de 15 anos tratando pessoas com hérnia de disco e dor na coluna, e após já ter realizado diversas formações nacionais e internacionais, entendi uma coisa muito importante: não existe uma única técnica ou método de tratamento que sirva para todos os pacientes!
Por mais que você já tenha ouvido falar que o método X ou Y é bom para o tratamento da coluna, isso depende muito de cada situação. O que funciona para um, nem sempre é indicado para outro.
Assim como o mesmo medicamento não é indicado para todas as doenças,
na fisioterapia, o mesmo tratamento não serve para todas as pessoas.
Sabendo disso, o tratamento que realizo é sempre individualizado e baseado nas melhores recomendações científicas do mundo para o tratamento da coluna vertebral.
Quanto tempo dura o tratamento?
A duração do tratamento varia muito de caso para caso, não existe um número de sessões pré-determinado. É importante que você saiba que nosso objetivo é sempre tornar o paciente independente do tratamento o mais rápido possível! Em alguns casos isso é possível em 1 ou 2 sessões, mas às vezes é necessário um tratamento mais longo. Após a avaliação inicial, conseguimos estimar quantas sessões serão necessárias.
Com qual frequência as sessões são realizadas?
Nos casos em que o tratamento requer continuidade, normalmente as sessões são realizadas uma vez por semana no início e, assim que possível, começam a ser espaçadas (a cada 15 dias, depois 30 dias...) até a alta completa. Além do trabalho em consultório, você também será orientado(a) a realizar exercícios em casa para complementar o tratamento.
Quais as indicações do tratamento?
O tratamento é indicado para qualquer tipo de dor na coluna lombar, torácica ou cervical:
-
Hérnia de disco lombar ou cervical
-
Dores do nervo ciático
-
Dores irradiadas nos braços
-
Dores na coluna lombar
-
Dores no pescoço e nos ombros
-
Artrose e bico de papagaio
-
Torcicolo
-
Etc.